domingo, 9 de setembro de 2012

A convite da Copai , Instituto Federal de MS participa da reunião do Conselho Municipal Indígena

A Copai participou da 95ª Sessão Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas, CMDDI, no dia 06 de setembro, as 14 horas, na sede da Planurb. E teve como uma de suas pautas a palestra da professora Marcelina Maschio, pró-reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que a pedido da Copai foi divulgar e explanar novamente o trabalho do Instituto Federal de MS, bem como, disponibilizar e oferecer parcerias com os indígenas para que façam cursos tecnicos profissionalizantes num de seus 07 campus distribuidos em todo o território sulmatogrossense. A professora Ofélia Maria Marcondes, também do Instituto Federal é quem representou a pró-reitora. Além dos conselheiros-membros do CMDDI, estiveram presentes também, Ana Beatriz Lisboa, Funai e Arlete Povh, Copai.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte e fotos: Arlete Povh

domingo, 2 de setembro de 2012

Copai realiza reunião no dia 31 de agosto de 2012

A reunião da Copai realizada no dia 31 de agosto de 2012, (sexta-feira), as 17 horas,  teve como pauta inúmeros assuntos abordados, entre eles, a revisão da Cartilha de Direitos dos Povos Indígenas que será publicada ainda este ano pela OAB/MS, e contará com a participação de todos os membros da Copai com informações destinadas, principalmente, aos alunos de escolas e também aos universitários de MS.
Leitura da ATA da Reunião da Copai junto aos coordenadores das Faculdades de Mato Grosso do Sul, realizada no dia 09 de agosto, (Dia Internacional dos Povos Indígenas). Leitura do manifesto da Copai nas mídias locais (jornais e sites) ressalvando a importância da existência desta Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB/MS na defesa dos povos indígenas do nosso Estado e toda a sua relevância também na atuação assídua em busca de soluções para os conflitos que envolvem disputas e violência nos processos de demarcação de terras, bem como, todo o seu contexto histórico e jurídico relacionados ao Direitos indígenas locais. Leitura e explanação do projeto de Proposta das Comunidades Indígenas Urbanas de Campo Grande, MS, que foi entregue, rentemente, a todos os canditados a prefeitura de Campo Grande, em reunião realizada na Planurb, com cópia (32 páginas), distribuida a cada membro da Comissão e lida pelo ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande, CMDDI, Elcio da Silva Julio, nosso convidado.
A reunião estendeu-se em outro local em comemoração aos aniversariantes do mês, Samia e Mario Morandi.
Estiveram pesentes, Samia Roges Jordy Barbieri, Wilson Capistrano, Marcus Ruiz, José Ferraz, Adriana Rocha, Arlete Povh e Elcio da Silva Julio.
 
 
 











 
 
Fonte e foto: Arlete Povh
 

Presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da OAB/MS recebe prêmio

A presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB/MS (COPAI), Samia Roges Jordy Barbieri, recebeu o trófeu Domingos Veríssimo Marcos, entregue em razão do Dia do Índio a pessoas que contribuíram às causas indígenas. Os advogados Marcos Ruiz, que é indígena, e Arlete Povh, que são membros da COPAI, e a advogada Tatiana Ujacow também foram homenageados.
A premiação foi realizada durante Sessão Solene da Câmara Municipal de Campo Grande, em comemoração ao Dia do Índio. Durante pronunciamento, Samia Roges destacou a importância de uma política indigenista aliada ao desenvolvimento do Estado, para preservar a cultura e a tradição dos povos indígenas. “O desenvolvimento é importante, mas a identidade cultural também. E valorizar a cultura indígena não significa prejudicar o desenvolvimento do Estado”, ressaltou.
De acordo com a presidente da COPAI, atualmente os indígenas correspondem a 0,2% da população nacional e possuem cerca de 11% de área demarcada. “Na época do descobrimento, eram 5 milhões de índios que falavam mais de 1.300 línguas. Hoje, são aproximadamente 500 mil indígenas e 206 línguas”, comparou.
COPAI – O trabalho da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas ganhou destaque após ação do Conselho Nacional de Justiça em parceria com diversas entidades para garantir o registro civil os povos indígenas, por meio do projeto “Cidadania, direito de todos”, realizado em outubro de 2010.
Os membros da Comissão auxiliaram nas atividades do programa. Para Samia Roges, a partir daí, até mesmo os advogados que não atuam nas causas indígenas perceberam a relevância do assunto. Ela lembra ainda que a Seccional de Mato Grosso do Sul foi a primeira do país a implantar uma Comissão Permamente de Assuntos Indígenas. “Nós sabemos dos conflitos existentes e, por isso, buscamos o diálogo, a paz social”, ressalta.
De 26 a 28 de abril, a COPAI realiza a II Semana do Índio, com o tema “Os Guarani”. De acordo com Samia Roges os índios guarani são uma das etnias que mais enfrentam dificuldades sociais e culturais em Mato Grosso do Sul.
 
 
Fonte:
 
20 de abril de 2011 • 17h30 • atualizado às 15h29