sexta-feira, 20 de abril de 2012

Concurso elege miss e mister indígenas de Mato Grosso do Sul

Ao todo, 14 candidatos participaram de desfile em Dourados, sul do estado.
Objetivos são valorização da cultura e trabalho com a autoestima dos índios.

 
Cleiton Rodrigues e Bárbara Marques conquistaram, na noite de quinta-feira (19), os títulos de Mister e Miss Indígena 2012, em Dourados, distante 225 quilômetros de Campo Grande. Esta foi a segunda edição do concurso, que é promovido por uma universidade particular da cidade. Ao todo participaram 14 candidatos que desfilaram com roupas sociais e trajes típicos da cultura indígena.
Segundo a pró-reitora de ensino e extensão da instituição organizadora, Terezinha Bazé, o concurso existe para valorizar a cultura e trabalhar a autoestima dos indígenas. “Todo programa é para valorizar a beleza, a diferença cultural, a estética e o modo de ser índio, que tem uma cultura específica que deve ser respeitada”, disse.
Para fazer a avaliação dos candidatos, os jurados consideraram os quesitos beleza, simpatia e tradição.

Vencedores Foi a primeira vez que homens puderam participar do concurso. Rodrigues é da etnia guarani e ficou feliz com a apresentação e com o título. “Todo mundo me recebeu com os braços abertos, tenho muito que agradecer mesmo”, disse o mister indígena.

Bárbara se emocionou ao receber a faixa de miss. “Com certeza é emocionante, é maravilhoso ver tantas pessoas que te amam, que estão torcendo por você. O título é para elas”, enfatizou a jovem.

Suzete Martins foi a primeira miss indígena e sabe da importância da experiência. “Esse concurso foi muito importante para mim, porque eu pude demonstrar um pouco do lado da beleza indígena, dos traços culturais. Além disso, mostrar que na nossa aldeia não tem só coisas ruins, mas também existem coisas boas e belas índias”, ressaltou Suzete.


Fonte:
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2012/04/concurso-elege-miss-e-mister-indigenas-de-mato-grosso-do-sul.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário