segunda-feira, 25 de abril de 2011

Quem foi Domingos Veríssimo Marcos

Troféu Domingos Veríssimo Marcos –

Líder terena, natural da Aldeia Bananal de Aquidauana, Veríssimo foi um dos pioneiros na luta pela emancipação indígena, respeito à cultura e espaço territorial. Veríssimo serviu o Exército por 35 anos, período no qual participou das expedições do Projeto Rondon e graduou-se em Filosofia, Letras e Física, dominando além das línguas terena, guató e kadwéu, inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol.

Depois de se aposentar, o Terena voltou à aldeia nativa e, com o conhecimento adquirido, iniciou projetos na área da educação, saneamento básico e agricultura, formando a 1ª turma do Curso de Magistério Bilíngüe (Português/Terena), lutou também pelas Rádios Comunitárias e foi o primeiro coordenador da União das Nações Indígenas (UNI).

Ainda na área da Educação, foi responsável pela criação de cotas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e descontos em algumas instituições particulares. Em reconhecimento a este importante trabalho, com reflexos em todo o Estado e exemplo para o Brasil, foi proposta a comenda aprovada pela Casa e simbolizada pelo “Troféu Domingos Veríssimo Marcos”.



 
Confira a lista dos homenageados:

Luiz Henrique Mandetta
Sidmar Dias Martins
Roberto Figueiredo
Francisco das Chagas
Josué de Oliveira
Vereador João Rocha
José João de Jesus da Fonseca
Marcos José de Brito Rodrigues
Marcos Ruiz
Fausto Mato Grosso
Edson Fagundes
Edna Guarany
Wanderleia Paes Leite Mossi
Arlete Povh
Paulo Antunes de Siqueira
Nilton Candelário
Rui Celso Florence
Neila Mendes
Samia Barbieri
Lisandra Zago


Fonte:
Lilian Veron
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário