segunda-feira, 25 de abril de 2011

MPF/MS publica segunda edição de revista digital em homenagem ao Dia do Índio

Publicação especial retrata as dificuldades e as conquistas dos índios em MS, estado com a segunda maior população indígena do país

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) disponibilizou hoje a publicação especial Tekoha, revista digital em homenagem ao Dia do Índio. Em sua segunda edição, a revista apresenta retratos distintos da situação indígena em MS.
De um lado, as dificuldades encontradas pelos índios de Laranjeira Ñanderu, que vivem às margens de uma das rodovias mais perigosas do estado e enfrentam inúmeros desafios para sobreviver; e os altos índices de suicídio entre os guarani-kaiowá, que coloca Mato Grosso do Sul no topo do ranking dos estados com maior número de jovens que se matam.
A outra face é a arte dos índios kadiwéu que se renova e ganha reconhecimento internacional; e o novo perfil dos indígenas, que agora têm a possibilidade de cursar o Ensino Superior e levar os conhecimentos adquiridos na graduação para melhorar as perspectivas de suas comunidades.
A publicação conta, ainda, com artigo do professor Antônio Brand sobre as consequências do confinamento na economia e na preservação cultural dos índios.
A revista Tekoha, apesar do nome em guarani (que significa terra sagrada), busca homenagear todas as etnias presentes em Mato Grosso do Sul, valorizando, cada qual, suas peculiaridades.


Fonte:
por Nathaly Campos Feitosa
última modificação 19/04/2011 10:23


Clique aqui para ler a publicação.
http://www.prms.mpf.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/noticias/mpf-ms-publica-segunda-edicao-de-revista-digital-em-homenagem-ao-dia-do-indio

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
http://www.prms.mpf.gov.br/
ascom@prms.mpf.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário