sábado, 30 de abril de 2011

II SEMANA DO ÍNDIO conta com palestra de Marcos Terena

No dia 26 de abril de 2011, a Comissão Permanente de Assuntos Indígenas vinculada a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul organizou em Campo Grande MS a II Semana do Índio. O encontro foi marcado por debates e reflexões sobre a situação das comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.
O último dia do encontro (28) teve início com apresentação do grupo teatral de rua “Teatro Imaginário Maracangalha” que retratou a história do líder indígena Marçal de Souza, um símbolo da resistência dos índios contra as atrocidades cometidas pelos brancos. Marçal de Souza lutou durante 25 anos contra as injustiças, até ser brutamente assassinado, em 1983, na porta de sua casa com cinco tiros.
Após a apresentação teatral teve início a rodada de palestra e debates com a participação do líder indígena Marcos Terena que cobrou das às autoridades uma postura mais rígida na solução dos conflitos indígenas no Mato Groso do Sul para que os direitos indígenas sejam respeitados e que os índios consigam viver em harmonia com os brancos.
De acordo com a presidente da COPAI, Samia Roges Jordy Barbieri, o objetivo do encontro é levar informação para todos os ramos da sociedade e, desta forma, reduzir o preconceito que ainda existe em relação à cultura indígena.
Mais informações sobre o trabalho da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) podem ser acessadas no endereço: www.copaioabms.blogspot.com.
Para refletirmos a importância de debatermos o assunto e chamar a sociedade para o debate amplo e livre de preconceitos, cito o artigo 2 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

"OS POVOS E PESSOAS INDÍGENAS SÃO LIVRES E IGUAIS A TODOS OS DEMAIS POVOS E INDIVÍDUOS E TÊM O DIREITO DE NÃO SEREM SUBMETIDOS A NENHUMA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO NO EXERCÍCIO DE SEUS DIREITOS, QUE ESTEJA FUNDADA, EM PARTICULAR, EM SUA ORIGEM OU ENTIDADE INDÍGENA"



Fonte:
http://planetams.blogspot.com/2011/04/ii-semana-do-indio-conta-com-palestra.html
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Por Thiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário