quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Presidente da CEAI/OAB/MS é convidada a palestrar nas comemorações de 25 anos do IEA, em SP

A Drª Samia Roges Jordy Barbieri, presidente da CEAI/OAB/MS e autora do livro "Os Direitos Constitucionais dos Índios e o Direito às Diferenças, Face ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana", fará palestra sobre o tema da obra na programação de comemoração aos 25 anos de existência do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, IEA, que acontecerá em 2011.



Segue a programação preliminar:

O IEA comemora 25 anos de criação em 2011. Para celebrar esse aniversário e projetar as próximas décadas do Instituto, os grupos de pesquisa, pesquisadores, integrantes do Conselho Deliberativo e Diretoria estão programando diversas atividades nas várias áreas de atuação do IEA. A programação especial comemorativa será divulgada ao longo do primeiro semestre do próximo ano.
Além da programação comemorativa, o IEA terá uma série de atividades em suas principais áreas de atuação, que são: Ambiente e Sustentabilidade; Ciências Naturais; Ciências Humanas e Sociais; e Inovação e Tecnologia. O público que acompanha as realizações do Instituto e delas participa tem abaixo um resumo das principais atividades agendadas.


AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

MUDANÇAS GLOBAIS

"O Plano Brasileiro para um Futuro Sustentável" é o tema da 4ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais, que acontecerá de 4 a 7 de abril de 2011, no Memorial da América Latina. A principal meta é contribuir para o aprimoramento do Plano Brasileiro de Mudanças Climáticas. Os organizadores da conferência são o Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA, a Academia Brasileira de Ciências, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, a Rede Clima e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climática. Mais informações podem ser obtidas no site www.mudancasglobais.com.br ou pelo e-mail faleconosco@mudancasglobais.com.br.

AMAZÔNIA

O Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectiva já programou três seminários para 2011: em março, "Mercados Socioambientais"; em junho, "Montagem da Rede do Amazoniea"; em outubro, "Recursos Hídricos da Amazônia 2". Os seminários serão coordenados por Maritta Koch-Weser (IEA e Earth3000), responsável pelo grupo.


POLINIZADORES

Outra atividade da área será o lançamento de um livro sobre o estado da arte dos polinizadores no Brasil, em preparação pela bióloga Vera Lucia Imperatriz Fonseca (IEA e IB-USP), coordenadora do Grupo de Pesquisa de Serviços dos Ecossistemas.


CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DIREITOS HUMANOS

"Liberdade, Direitos Humanos e Imprensa" é o tema de ciclo de debates que acontecerá em abril e maio, sob a coordenação de Dennis de Oliveira (ECA-USP). O ciclo é uma parceria do IEA com o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP e o Instituto Vladimir Herzog (IVH). Além de Oliveira, integram o comitê organizador Eugênio Bucci (ECA-USP) e Ivo Herzog (IVH).


A programação preliminar contém os temas:

•os anos 70, Vladimir Herzog e sua experiência pioneira de jornalismo independente em uma instituição pública;

•direitos humanos, a liberdade de expressão e liberdade de imprensa no Brasil;

•a questão feminina, direitos humanos e o jornalismo;

•o papel do jornalismo no combate às várias formas de autoritarismo;

•o papel social do jornalismo na construção de uma sociedade pautada pelos direitos humanos.


EDUCAÇÃO

A agenda do Grupo de Pesquisa de Temas Atuais da Educação prevê a realização de dois seminários no próximo ano: um sobre "Educação e Cidadania", dividido nos subtemas "A Educação como Direito Social" e "Educação para a Cidadania"; o outro seminário será sobre "Qualidade da Educação, o Que É e como Promovê-la".
O grupo também pretende convidar o filósofo húngaro István Mészáros, da Universidade de Sussex, Reino Unido, para proferir um ciclo de conferências sobre "Educação e Sociedade". Professor da Universidade de Sussex, Inglaterra, Mészáros já lecionou na Escócia, Canadá e México e é autor de textos influentes sobre a educação no mundo atual.
Outra atividade do grupo será a publicação digital dos textos dos seminários "O sentido formativo das Humanidades" (2008) e "O sentido formativo das Ciências" (2009).

INTERCULTURALIDADE

O Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade e a revista francesa "Hommes & Migrations" realizarão o seminário "Migrações e Interculturalidade no Brasil e na França". O evento reunirá pesquisadores brasileiros e franceses que trabalham com as temáticas migratórias, com o objetivo de consolidar uma parceria entre o Memorial do Imigrante e a revista "Travessia" (do Centro de Estudos Migratórios) com a Cité National de l'Histoire de l'Immigration, França. Neli Aparecida de Mello Théry (IEA e EACH-USP), coordenadora do grupo de pesquisa, responde pela organização do seminário.
O Grupo de Pesquisa de Diálogos Interculturais, coordenado por Sylvia Dantas (IEA e Unifesp), organizará no segundo semestre de 2011 seu segundo seminário, com a participação de pesquisadores do grupo e convidados internacionais. O grupo continuará a abordar, a partir de diferentes disciplinas, as decorrências do contato entre culturas em suas diversas dimensões.

Samia Roges Jordy Barbieri, autora do livro "Os Direitos Constitucionais dos Índios e o Direito às Diferenças, Face ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana", fará palestra sobre o tema da obra. O evento terá coordenação da antropóloga Betty Mindlin.


BRASIL-MÉXICO

O Convênio IEA-Colégio do México programou duas atividades para 2011: o seminário "Pesquisa Urbana Comparada: São Paulo-Cidade do México, que será coordenado por Martha Schteingart (Colégio do México) e Suzana Pasternak (FAU). Os temas do encontro são: a questão urbana, segregação, moradia e serviços urbanos; violência e direitos humanos; pobreza e lutas sociais; governo e políticas públicas; desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Outra atividade prevista pelo convênio é o curso de difusão cultural "Cultura e Política na História do México", a realizar-se de abril a junho.

BRASIL-FRANÇA

O Núcleo de Pesquisa Brasil-França (Nupebraf) produzirá um livro com as exposições feitas no ciclo "Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil", realizado em 2008 como parte da programação do Ano da França no Brasil. A organizador do livro será Leyla Perrone-Moisés (FFLCH-USP), coordenadora do ciclo. Outra atividade relativa às relações com a França será a "Jornada de Cooperação Científica Franco-Brasileira em Ciências Humanas e Sociais" do Programa Saint-Hilaire, iniciativa da Embaixada da França no Brasil e da Capes. A coordenação da jornada será de Hervé Théry (Cátedra Pierre Monbeig-FFLCH-USP e CNRS, França).


PSICOLOGIA

A Cátedra Bernardo O'Higgins, convênio entre a USP e a Universidade de la Frontera (Ufro), Chile, realiza em janeiro um curso de verão sobre psicologia clínica na universidade chilena. O curso será ministrado pelo coordenador da cátedra, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez (IP-USP). Outra atividade ligada à psicologia será a preparação de um livro sobre "Uma Visão Multidisciplinar do Espaço", a ser produzido pelo Grupo de Pesquisa de Psicologia Socioambiental a partir de uma série de conferências.


CIÊNCIAS NATURAIS

SAÚDE

Em junho, o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza lançará o livro "Desnutrição, Pobreza e Sofrimento Psíquico", uma co-edição do IEA com a Edusp com artigos de vários integrantes da equipe. O grupo também prevê a realização de uma conferência sobre "História da Política de Alimentação e Nutrição no País" e de um ciclo sobre os "Desafios para a Erradicação da Pobreza", que tratará, entre outros aspectos, das dificuldades em educação, acesso à saúde e garantia de direitos para o combate à pobreza. Essas atividades serão coordenadas por Ana Lydia Sawaya, coordenadora do grupo.

O ciclo de seminários "Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios", coordenado por David Braga Jr., realizou dois encontros no último trimestre de 2010, terá continuidade com debates sobre:

•fisiologia e fisiopatologia do envelhecimento;

•modelos de atenção e de organização das redes de serviços e linhas de cuidados, financiamento, estrutura, processos e impactos;

•formação e capacitação profissional;

•sistema de informação;

•trabalho, renda, previdência e assistência social;

•empreendedorismo, lazer, entretenimento, cultura e arte;

•aspectos urbanos e habitacionais;

•hospitais, casas de repouso, asilos, residências protegidas;

•questões jurídicas, custódia, interdição, tutela, herança, testamento;

•questões relacionadas à bioética, a biologia x a biografia;

•o direito relacionado à imagem, à linguagem e à memória;

•da decisão sobre a terminalidade da vida.


LÓGICA

O Grupo de Lógica e Teoria da Ciência continuará a série de Seminários de Lógica Paraconsistente Anotada em Biomedicina, Automação e Robótica no Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da USP, toda 1ª quarta-feira de cada mês, às 13h30, sob a coordenação de Jair Minoro Abe, responsável pelo grupo. Outra atividade de Abe em 2011 será sua participação na sessão "Fuzzi and Paraconsistent Intelligent Systems" da 2011 IEEE International Conference on Fuzzi Systems, de 27 a 30 de junho, em Taipei, Taiwan.
O grupo receberá a visita de Kazumi Nakamatsu, da Faculdade de Ciências Humanas e Meio Ambiente da Universidade de Hyogo, Japão. Nakamatsu pesquisa vários tipos de lógicas e suas aplicações à ciência da computação, em especial a lógica paraconsistente anotada.


INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

OBSERVATÓRIO

O Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade dará prosseguimento em 2011 à sua programação habitual de seminários nas manhãs de segunda-feira, com exposições de pesquisadores, representantes de órgãos governamentais ligados à temática e representantes do setor industrial.

ENERGIA NUCLEAR

Outra atividade da área será uma mesa-redonda com o tema "Energia Nuclear: do Anátema ao Diálogo", com a participação de José Goldemberg (IEE-USP), Leonam dos Santos Guimarães (Eletronuclear) e José Eli da Veiga (FEA-USP), que coordenará a atividade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário