terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fazendeiros e índios entram em confronto em Douradina

Índios foram atacados por peões. É a quinta vez que eles são ameaçados.

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) divulgou há pouco nota denunciando ataque nesta manhã contra 86 famílias Guarani Kaiowá, do acampamento Ita’y Ka’aguyrusu, em Douradina.

Desde o dia 4 os índios estão em área que reivindicam como tradicional, mas nesta terça-feira capangas de fazendeiros da região entraram no acampamento e agrediram as famílias, protesta o Cimi.

Efigência Guarani Kaiowá, professora da comunidade, contou que os fazendeiros entraram cortando galhos de árvores para bater nas crianças e nas mulheres.

Um guarani quebrou a perna depois de cair ao fugir dos tiros disparados em sua direção, diz a professora. “Na terceira vez que eles vieram, eles tentaram atropelar as pessoas com o carro, aí os índios responderam com flechadas”, relata.

Ela também garante que os seguranças estão soltando fogos de artifício com pólvora para assustar e queimar os indígenas.

“As crianças estão apavoradas, correndo sem rumo!”, declarou a professora.

Segundo o Cimi, esta é quarta vez, em 17 dias, que produtores rurais invadem o acampamento e atacam os indígenas, inclusive com tiros.

"A comunidade está bastante assustada e tentou entrar em contato com a Polícia Federal, mas não obteve sucesso", diz nota da entidade.

A equipe do Cimi de Dourados já entrou em contato com a Funai na região e com o Ministério Público de Dourados.




Fonte: http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=307503
Em 21 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário